Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, responsáveis por quase 30% dos óbitos registrados no país. Só isso já seria um bom motivo para cuidar do coração. Por serem problemas silenciosos, as doenças cardiovasculares costumam ser descobertas em estágio avançado. Por isso, recomenda-se fazer check-ups anuais da saúde e adotar hábitos de vida saudáveis. Conheça alguns alimentos que são favoráveis a saúde do coração.
Peixes de água fria (atum, sardinha, salmão, truta): Possuem alto teor de ômega 3, favorecendo a circulação sanguínea e prevenindo o entupimento e o enrijecimento dos vasos sanguíneos.
Castanhas, amêndoas e nozes: Possuem alto teor de ômega 3 e ômega 6, que têm ação anti-inflamatória, aumentam o nível do colesterol bom – HDL, e diminuem os níveis do colesterol ruim – LDL.
Brócolis: Alimento rico em flavonoides e vitamina C, poderosos antioxidantes para o organismo.
Semente de girassol: É rico em selênio e vitamina E, poderosos substâncias antioxidantes, além de ômega 3, que estimula a produção do colesterol bom – HDL.
Vinho tinto e suco de uva: São fontes de resveratrol, antioxidante que inibe a formação de plaquetas de gordura no sangue.
Cebola: meia cebola é capaz de aumentar em até 30% o nível de colesterol bom – HDL no sangue. Isso faz dela um dos principais alimentos no combate às doenças cardiovasculares.
Canela: Ao contrário do que poderia parecer, a canela ajuda a diminuir o açúcar no sangue, controlando as taxas de insulina que podem comprometer a circulação. Além disso, a canela tem ação antioxidante contra os radicais livres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário